The study of energy: a teaching experience in the STS perspective and the use of medias
Autores: José Adauto Andrade Junior, Cláudio Rejane da Silva Dantas, Francisco Augusto Silva Nobre
O conteúdo de energia na disciplina de Física no nível médio é transmitido para os alunos de uma forma que estes assimilem mecanicamente, quando muito, o que não leva a uma aprendizagem significativa deste conteúdo. Nosso trabalho tem como objetivo propor o estudo deste conteúdo relacionado com a temática CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e uso de mídias, para investigarmos possíveis mudanças no entendimento dos educandos sobre o conceito de energia. Neste sentido pretendemos relatar uma experiência de intervenção didática realizada com uma turma do 3º ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde abordamos: o conteúdo energia; sua conservação e como se manifesta em uma abordagem CTS. A escolha do conteúdo energia foi pelo fato de que este assunto já foi discutido em séries anteriores, logo, para eles, não seria o primeiro contato com tal conteúdo. Apresentamos o conceito sobre energia, enfatizado o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas atividades de ensino de física, como a utilização de mídias tais como: vídeos, laboratório conectado a internet e textos de revistas científicas. Aplicamos para análise dos dados dois questionários, um antes e o outro após a realização das aulas do trabalho de pesquisa proposto. Em nossa análise inferimos que ocorreu uma aprendizagem significativa dos conceitos de energia. O estudo apontou também à importância da abordagem CTS no ensino de física no nível médio. Entendemos que é necessário inserir esta abordagem nas aulas dos professores de Ciências, refletindo a necessidade de se contextualizar os tópicos presentes nos livros didáticos de física relacionando-os com os diversos tipos de mídias que estão presentes no dia-a-dia dos alunos, como o computador, jornais, revistas e noticiários jornalísticos.
The energy content in the physics discipline at secondary level is transmitted for students in a way that they assimilate it mechanically, if so, and this doesn?t lead to a meaningful learning. Our work have as objective to propose the study of this content through the STS? thematic (Science, Technology and Society) and the use of medias to investigate possible changes in the understanding of students about the energy concept. So, we intend to describe a didactical intervention experience realized with a third year high school class of a public high school in the city of Juazeiro do Norte-CE, Brazil, where we approached: energy, its conservation and how it manifests itself in a STS look. The choice of the content of energy was made by the fact that this topic was already discussed in previous series, so, for them, it would not be the first contact with this content. To carry out the research we started with a theoretical foundation about this approach and later on a didactical intervention. We presented the concept of energy emphasizing the use of new Information and Communication Technologies (TICs) in the activities of physics teaching, like the utilization of medias, for example: videos, laboratory connected to internet and articles of scientific magazines. For data gathering we applied two questionnaires, one before and another after the implementation in the classes of the research proposal. In our analysis we inferred that occurred a meaningful learning of the energy concept. The study pointed also to the importance of the STS approach in the teaching of physics at the middle level. We understand that is necessary to include this approach in the classes science teachers, reflecting the need of contextualizing the topics present in the physics textbooks relating them with the several kind of medias that are present every day in student?s life, like computers, newspapers, magazines and journalistic news.
Física; mídias; energia; CTS
physics; STS; medias; energy