Problem Solving: a pedagogical strategy as an approach to density and velocity concepts in the eighth grade of Elementary Education
Autores: Daniela Rodrigues da Silva, José Cláudio Del Pino
O presente trabalho constitui-se de um estudo de caso desenvolvido com a oitava série de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre ? RS, Brasil, na disciplina de ciências, com o objetivo de planejar e colocar em prática uma proposta metodológica alternativa a tradicional transmissão de conhecimentos, buscando melhorar a interação entre os sujeitos em sala de aula. Esta proposta faz parte de um projeto curricular maior que foi construído e desenvolvido enquanto processo contínuo, durante um ano letivo, considerando temas de interesse propostos pelos alunos vinculados a conceitos fundamentais de ciências. Neste texto são apresentadas as estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem no estudo dos conceitos densidade e velocidade média para o contexto em análise, dentre as quais, ressalta-se o planejamento e utilização da resolução de problemas, buscando a ação e a reflexão dos sujeitos envolvidos na construção do próprio conhecimento. A observação e análise constante do desenvolvimento das atividades e dos materiais produzidos na dialogicidade da sala de aula foram fundamentais para que a professora, construindo-se professora- pesquisadora, pudesse criar condições para aprendizagem e para que os alunos repensassem suas atitudes no convívio em grupo. A necessidade de retomadas a respeito de conceitos que em determinados momentos já pareciam compreendidos pelos alunos, mas que posteriormente eram utilizados de forma confusa em contextos diferentes dos anteriormente abordados caracterizou a construção das diversas etapas constituintes do processo envolvendo o estudo dos conceitos já mencionados. O processo que envolveu o estudo da densidade exigiu um maior número de retomadas das noções trabalhadas do que no caso da velocidade média. Como os dois processos envolviam conceitos de complexidade semelhante, onde outros conceitos precisavam ser relacionados e abstraídos em um nível de desenvolvimento cognitivo que consideramos operatório formal, entende-se que, possivelmente, a maior familiaridade com a metodologia de trabalho da professora, e as aprendizagens anteriores, tenham facilitado o desenvolvimento da proposta.
This paper comprises a case study developed with the eighth grade at a state public school in Porto Alegre ? RS, Brazil in the science subject with the objective of planning and putting into practice an alternative methodological approach to the traditional transmission of knowledge seeking to improve the interaction between individuals in the classroom. This proposal is part of a larger curricular project that was constructed and developed as a continuous process during one school year, considering themes of interest proposed by the students and linked to fundamental science concepts. This text presents the teaching and learning methodological strategies in the study of density and average velocity concepts for the context being analyzed, among which stand out the planning and use of problem solving in pursuit of action and reflection of the individuals involved in the construction of their own knowledge. Continuous observation and analysis of the development of the activities and materials produced in classroom dialogicality were fundamental for the teacher, in the construction of teacher-researcher, to be able to create learning conditions and for the students to rethink their attitudes within a group relationship. The need for reviews concerning the concepts that at certain moments already seemed to have been understood by the students, but later on were used in a confused manner in contexts different from those approached previously characterized the construction of the several stages that comprise the process involving the study of the above mentioned concepts. The process involving the study of density required a higher number of reviews of the notions worked on than in the case of average velocity. Since both processes involved concepts of similar complexity, where other concepts had to be related and abstracted at a cognitive development level that we consider as formal operative, it is understood that most likely the greater familiarity with the teacher's work methodology and of previous instances of learning may have facilitated the development of the proposal.
ensino de ciências, conceitos fundamentais, resolução de problemas, aprendizagem
science teaching, fundamental concepts, problem solving, learning