Natureza da ciência numa sequencia didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo

Nature of science in a didactic proposal: Aristotle, Galileu and the relative motion

Autores: Alessandro Frederico da Silveira, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Ana Paula Bispo da Silva, Morgana Lígia de Farias Freire

Resumo

Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequencia didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequencia didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.

Abstract

Many researches about physics teaching in the last years have pointed the history and philosophy of science (HPS) as an alternative to teach science and about science. According to these researches, HPS can improve the comprehension of science as a human activity and facilitate the learning of scientific concepts. In this work we tried to reach these goals making use of an historical episode about relative motion. We prepared a didactic proposal using hands-on activities and readings about conceptual and historical meaning of relative motion. The classroom activities based on this didactical proposal allowed to explore some aspects of the nature of science and to show to the students that physics is always changing its paradigms. The discussions about Aristotle`s and Galileu`s ideas on relative motion showed that some concepts must be analyzed inside a world conception. In general, students liked the activities based on historical point of view and acquired a new vision about the evolution of physical concepts.

Palavras-chave

Ensino de Física; Natureza da Ciência; História e Filosofia da Ciência; Movimento Relativo

Keywords

Physics Teaching; Nature of Science; History and Philosophy of Science; Relative Motion

Texto em PDF