Animal Bioethics: a proposal for Youth and Adults Education in High School
Autores: Roberta Fontoura Fraga, Regina Maria Rabello Borges
Este artigo apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6ª etapa (referente ao 3º ano do ensino médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de uma Unidade de Aprendizagem. As informações foram obtidas através de um questionário inicial de sondagem, da produção textual dos alunos ao longo da UA, do diário de aula e do questionário final. A metodologia de análise foi descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado foi possível constatar que os alunos, ao longo da UA, pesquisaram questões sociais relacionadas à ética animal partindo de suas dúvidas e questionamentos. Houve destaque no crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
This paper presents a study on the reconstruction of knowledge about animal ethics for students in a class of 6th stage (of the 3rd year of high school) for Youth and Adults Education (EJA), through a Learning Unit (LU). The information was obtained through an initial questionnaire survey, the writings of the students during the LU, the classroom diary and a final questionnaire. The methodology was descriptive and interpretive, in a predominantly qualitative approach. As a result it was established that students, over the LU, researched social issues related to animal ethics based on their doubts and questions. There was emphasis on growth in relation to prior knowledge, as well as increasing the capacity of reasoning and critical thinking, with security and autonomy. The students had a deeper knowledge, with theoretical consistency, approaching different values and contexts.
Unidade de Aprendizagem; Ética Animal; Reconstrução do Conhecimento; Educação de Jovens e Adultos
Learning Unit; Animal Ethics; Reconstruction of Knowledge; Youth and Adults Education