CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Contributions of Teaching Initiation and Pedagogical Residence Programs to Teacher Training of Undergraduates in Chemistry: an Experience Report

Palavras-chave: Formação docente; PIBID; PRP; Relato de experiência; Ensino de Química

Resumo

O presente estudo consiste em um relato de experiência das atividades desenvolvidas no âmbito dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP) do Curso Superior de Licenciatura em Química. As atividades relatadas ocorreram no período de agosto de 2018 a julho de 2021 em escolas da rede pública estadual e federal e compreenderam, para o PIBID a manutenção dos laboratórios de ciências das escolas participantes, realização de experimentos, oficinas temáticas e elaboração de uma sala temática para a feira de ciências organizada pela escola. Quanto ao PRP, as atividades foram: a formação inicial, o acompanhamento e regência das aulas de Química e aplicação dos centros de aprendizagem. O intuito é explicitar, discutir e compreender as diferenças entre os programas, bem como suas contribuições para a o processo de formação dos licenciandos em química. A discussão teórica acerca das experiências nos dois programas foi realizada com base em trabalhos de estudiosos da área do ensino de química, encontrados em revistas e anais de eventos desta área. Diante das discussões, evidencia que os programas, a partir de prismas distintos, contribuem significativamente na formação acadêmica dos licenciandos em química.

Publicado
2022-08-23