A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DURANTE UMA AULA EXPERIMENTAL

The problematization in science teaching: a case study of the pedagogical practice of a Physics teacher during an experimental class

  • Carlos Alberto Rodrigues de Souza
  • Antonia Ediele de Freitas Coelho
Palavras-chave: Metodologia da Problematização; Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e analisar as etapas de uma aula de Ciências baseada na metodologia da Problematização, na qual a experimentação investigativa foi utilizada como principal estratégia didática, para se alcançar uma melhor participação e aprendizagem dos estudantes. O estudo de caso demonstra-se como uma estratégia de pesquisa muito presente nas Ciências Sociais, podendo ser apresentado como uma tática de pesquisa que procura mostrar o “como?” e o “por quê?” dos acontecimentos, evidenciando fatos contemporâneos concentrados em um fenômeno natural dentro de um contexto de vida real. Portanto, esta pesquisa de cunho qualitativo se desenvolveu a partir da análise do plano de aula do professor, entrevista semiestruturada e de vídeo gravações de uma aula de Física sobre Densidade – estados da matéria, fazendo referência a alguns diálogos entre o professor e os alunos, para estabelecimento da análise crítica entre as teorias percebidas na aula do professor com a proposta da metodologia da Problematização defendida por Berbel, objetivando ponderar sobre a maneira “como” as problematizações são propostas pelo professor e “por que” estas influenciam diretamente na argumentação em sala, bem como na busca por soluções pelos estudantes. As análises apontam que as práticas docentes por vezes se sustentem em referenciais teóricos da área, embora muitos professores não se deem conta desta ação. Percebemos também, que de acordo com a maneira com que foram conduzidas as etapas investigativas da experimentação pelo professor, estas condizem com as características presentes na experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista. Tal investigação propicia aos futuros educadores uma visão crítica dos desafios de se ensinar Ciências na sociedade contemporânea.

Publicado
2021-12-20