SABERES CULTURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Cultural knowledge and the teaching of chemistry: use of medicinal plants in the study of organic functions
Resumo
A presente pesquisa objetivou elaborar e aplicar uma metodologia alternativa para o estudo das funções orgânicas, utilizando os princípios ativos das plantas medicinais, indicadas pelos estudantes, e que estão presentes no Distrito de Juaba, localidade pertencente ao município de Cametá-PA. A construção da proposta de ensino pauta-se no resgate do conhecimento tradicional enraizado na formação cultural dessa comunidade. Como base metodológica, utiliza-se o método descritivo de caráter quanti-qualitativo, para análise dos dados constituídos a partir de observações e questionários aplicados a estudantes do 3º ano de Ensino Médio da localidade. Assim, o estudo ocorreu em etapas, com aplicação de proposta dividida em momentos pedagógicos de teoria e de prática. O momento pedagógico teórico foi fundamentado no histórico local, e os alunos foram orientados a buscar dados informativos acerca das plantas medicinais em plataformas on-line. Na prática experimental, os alunos realizaram a confecção de sabonetes medicinais artesanais a partir das plantas selecionadas na investigação. A análise dos resultados demonstra ser vantajosa a utilização da prática experimental com a temática das plantas medicinais baseada em uma perspectiva contextualizada nos saberes culturais dos estudantes, a qual coaduna naturalmente para o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem em Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.