SABERES CULTURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Cultural knowledge and the teaching of chemistry: use of medicinal plants in the study of organic functions

  • Vandressa Caldas Amorim
  • Marcos Antônio Barros dos Santos
  • Luely Oliveira da Silva
Palavras-chave: Saberes culturais. Funções orgânicas. Contextualização. Experimentação.

Resumo

A presente pesquisa objetivou elaborar e aplicar uma metodologia alternativa para o estudo das funções orgânicas, utilizando os princípios ativos das plantas medicinais, indicadas pelos estudantes, e que estão presentes no Distrito de Juaba, localidade pertencente ao município de Cametá-PA. A construção da proposta de ensino pauta-se no resgate do conhecimento tradicional enraizado na formação cultural dessa comunidade. Como base metodológica, utiliza-se o método descritivo de caráter quanti-qualitativo, para análise dos dados constituídos a partir de observações e questionários aplicados a estudantes do 3º ano de Ensino Médio da localidade. Assim, o estudo ocorreu em etapas, com aplicação de proposta dividida em momentos pedagógicos de teoria e de prática. O momento pedagógico teórico foi fundamentado no histórico local, e os alunos foram orientados a buscar dados informativos acerca das plantas medicinais em plataformas on-line. Na prática experimental, os alunos realizaram a confecção de sabonetes medicinais artesanais a partir das plantas selecionadas na investigação. A análise dos resultados demonstra ser vantajosa a utilização da prática experimental com a temática das plantas medicinais baseada em uma perspectiva contextualizada nos saberes culturais dos estudantes, a qual coaduna naturalmente para o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem em Química.

Publicado
2021-12-21