RELEVÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA: UM ESTUDO EM SEROPÉDICA–RJ

Relevance of practical activities in the microbiology teaching and learning process: a study in Seropédica-RJ

  • Karen Caroline Ferreira Santaren
  • Shana de Mattos de Oliveira Coelho
  • Miliane Moreira Soares de Souza
  • Irene da Silva Coelho
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino, Ensino Médio

Resumo

As atividades práticas podem ser ferramentas relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, foram realizadas atividades que associam a microbiologia com o cotidiano de estudantes de Ensino Médio de duas escolas estaduais de Seropédica-RJ. Verificou-se também quais fatores limitam a realização destas atividades nas escolas. Para isso, foi aplicado um questionário a docentes de Biologia e aos discentes antes e após a realização das atividades práticas. Foi observado um aumento de acertos em todas as questões após as atividades, o que sugere que estas contribuíram positivamente para o aprendizado. Os professores, apesar de considerarem as atividades práticas importantes, apontaram fatores limitantes, como falta de recurso e de tempo e grande número de estudantes por classe, para sua aplicação nas escolas.

Publicado
2018-12-03