DESMATAMENTO E IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Deforestation and Environmental Impacts: A Didactic Sequence to Elementary and High School

  • Priscila Caroza Frasson Costa UENP
  • Carolina Siqueira Peres
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sequência Didática. Crítica Emancipatória.

Resumo

Sendo a Educação Ambiental um campo repleto de riquezas e conceitos a serem trabalhados dentro da sala de aula, este artigo apresenta alguns resultados obtidos a partir da intervenção em forma de Sequência Didática (SD) para o Ensino Fundamental e Médio. Os temas específicos foram associados ao desmatamento e impactos ambientais, no contexto da Educação Ambiental Crítica e Emancipatória (EACE). Inicialmente houve um diálogo com uma pequena amostra aleatória de alunos participantes da pesquisa e em seguida, desenvolvemos a SD adaptada para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma turma do 3º ano do Ensino Médio. As atividades foram propostas em quatro encontros, em uma escola estadual do município de Bandeirantes-PR, e a análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Para compreensão dos resultados foram elaboradas três categorias, onde os excertos provenientes das falas dos alunos participantes foram classificados conforme a aproximação da unidade convencionada. Percebemos o pouco envolvimento dos alunos nas atividades propostas pela SD, sobretudo no nível do Ensino Médio. Entretanto, inferimos que a estrutura metodológica da intervenção, mesmo que tendo sido uma SD de curta duração, favoreceu a criticidade e emancipação dos alunos. Inferimos ainda que a vivência pedagógica corroborou com a dinâmica da construção dos conhecimentos de forma coletiva, cooperativa, contínua, interdisciplinar, democrática e participativa.

Publicado
2022-12-26