PERCEPÇÕES DE MEDIADORES EM UM CURSO DE EXTENSÃO: ANÁLISE INICIAL À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS
Mediators’ perceptions in an extension course: initial analysis in the light of grounded theory
Resumo
Espaços não formais de ensino são locais extraescolares nos quais existe intencionalidade e produção de conhecimento científico. Atividades nestes espaços são realizadas muitas vezes pelas ações de mediadores, este elo importante entre os visitantes e os conhecimentos ali construídos. Ao analisar esta relação, faz-se ainda mais importante a formação dos monitores para estes espaços. Este estudo insere-se no cenário de um projeto de extensão, com atividades para alunos da educação básica, realizadas por alunos de graduação e pós-graduação. Com objetivo de compreender as demandas e percepções dos mediadores, esta pesquisa analisou aspectos da motivação, da mediação e do trabalho dos mediadores, à luz da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A coleta de dados foi realizada através de questionário eletrônico e as etapas de codificação permitiram inferências com objetivo de responder os questionamentos motivadores desta pesquisa: o que motivou estes mediadores a participarem do projeto? Quais suas impressões sobre mediação e sobre seu papel nas atividades? Os resultados possibilitaram a elaboração de uma hipótese a respeito dos temas abordados, justificando o desenvolvimento de uma oficina de formação de mediadores, voltada à compreender as particularidades da função de mediador e também de seu papel nas atividades propostas pelo projeto.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.