ENTREVISTA COM GUY BARCELLOS: APORTES PARA PENSAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO

INTERVIEW WITH GUY BARCELLOS: CONTRIBUTIONS TO THINKING SCIENTIFIC LITERACY

  • Marcos Rogério Martins Costa
  • Marcello Ferreira
  • Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho
Palavras-chave: Letramento científico. Ensino de Ciência. Educação.

Resumo

O entrevistado é o Prof. Dr. Guy Barcellos. Sua trajetória inicia-se na graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Depois, realiza o mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Então, torna-se doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente, é professor de Ciências e Biologia no Colégio João XXIII (Porto Alegre/RS) e professor-visitante no Centro de Convívio dos Meninos do Mar - FURG (Rio Grande/RS). Esta entrevista faz parte de um projeto de pós-doutoramento em curso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do polo do Instituto de Física da Universidade de Brasília, Nela, investiga-se o fenômeno do letramento científico na educação no País, a partir do delineamento que Guy Barcellos faz quanto aos horizontes de pesquisa sobre o ensino de Ciências e suas potencialidades para o progresso, o desenvolvimento e a transformação da Educação brasileira. Com isso, compreende-se a importância de observar a práxis educacional e a potencialidade da linguagem científica na promoção dos critérios de cientificidade e da cidadania no mundo globalizado do século XXI.

Publicado
2022-04-26