A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

The perspective of critical environmental education in science textbooks in the final years of elementary school

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Livros didáticos, Ciências, Ensino fundamental, PNLD 2020.

Resumo

A Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) tem por objetivo formar cidadãos críticos e atuantes para o enfrentamento e resolução de questões socioambientais. Este trabalho objetiva identificar e analisar se e como os livros didáticos de ciências do 9º ano do ensino fundamental abordam aspectos da EA-Crítica, a partir da análise das questões propostas. O estudo é de natureza qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma leitura analítica das resenhas dos livros apresentados no Guia do Livro Didático de 2020. Em seguida foram analisadas as unidades temáticas nos livros que trazem questões e atividades de cunho socioambiental, com base em categorias analíticas que remetem a princípios da EA-Crítica. Das 16 questões presentes no LD1, na unidade “Conservação da Biodiversidade”, e as 26 do LD2, na unidade “Preservação da biodiversidade e ações sustentáveis, apenas uma, de cada livro, se aproxima de alguns princípios da EA-Crítica: contextualização do conhecimento, visão sistêmica do meio ambiente, articulação entre teoria e prática, o trabalho com o conhecimento contra-hegemônico, potencial para uma abordagem interdisciplinar e propiciar reflexões sobre novas relações de produção e consumo. Entretanto, esta dimensão da EA-Crítica trazida nas questões analisadas parece se apresentar de modo implícito. E isto requer do professor uma apropriação desta perspectiva, de modo que ele busque aperfeiçoar as questões e atividades, incluindo discussões sociais, econômicas, políticas e ambientais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Conclui-se que  é necessário incluir mais atividades e questões nos livros didáticos analisados, que possibilitem a abordagem da EA-Crítica, visando a transformação de realidades socioambientais problemáticas.

Biografia do Autor

Verônica Santos Tavares Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

É graduada em Licenciatura em Química (1999) e mestre em Ensino das Ciências (2003) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora Associada do Departamento de Química (DQ), membro do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Mestrado e Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Doutorado, ambos da UFRPE. Foi professora permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) de (2017-2022), coordenadora da Área Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE (2014-2016) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE (2018-2019). É coordenadora do núcleo de pesquisa Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP) certificado pelo CNPq e vinculado ao DQ, PPGEC e RENOEN da UFRPE. Ministra disciplinas relacionadas com o Ensino de Química no Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Química, com ênfase nas temáticas: Aprendizagem baseada em Problemas nas áreas de Ciências/Química, Desenvolvimento de Sequências Didáticas, Formação de Professores de Química, Ensino de Ciências por Investigação, Argumentação e Perspectiva CTS no Ensino de Química. 

Bruna Kelly Pereira Alves Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, mestre em Ensino das Ciências, ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Integrante do grupo de pesquisa NUPEABRP da UFRPE.

Publicado
2022-12-26