O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS
The Teaching of Mixing Separation Processes from Problem Situations and Experimental Investigative Activities
Resumo
Neste trabalho, verificam-se as concepções prévias dos alunos relativas aos processos de separação de misturas, bem como a importância da contextualização e atividades experimentais no ensino de química. A partir disso, propõe-se o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, a partir de situações-problemas contextualizadas, a fim de proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio uma melhor compreensão e aprendizagem dos processos de separação de misturas. Após a realização dessas atividades, observou-se que, a partir dos seus conhecimentos prévios aliados com as atividades desenvolvidas, os alunos adquiriram novos conhecimentos, aperfeiçoaram os conceitos já existentes e aprenderam novos meios de compreender o conteúdo em estudo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.