CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DA FAMÍLIA CACTACEAE EM SERGIPE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Knowledge of the Diversity of the Cactaceae Family in Sergipe by Elementary Students
Resumo
O ensino de Botânica nas séries iniciais do ensino fundamental traz o desafio de trabalhar o conhecimento de forma dinâmica e contextualizada, uma vez que essa temática é ensinada de maneira desconexa da realidade dos alunos, dificultando sua abordagem. Para superar essas dificuldades, a utilização de exemplares da flora local e modelos didáticos são formas promissoras de construção desses conhecimentos. Os objetivos deste trabalho foram: (i) investigar o conhecimento prévio dos alunos acerca da biodiversidade vegetal utilizando a família Cactaceae como ponto central, por serem plantas de fácil reconhecimento e ocorrerem na vegetação litorânea do município de Aracaju; e (ii) avaliar a efetividade da metodologia de aulas dialogadas, com exemplares de plantas vivas, assim como a confecção de modelo didático para abordar o conteúdo de Botânica de forma contextualizada. Para a realização da pesquisa foram convidados 24 alunos matriculados no sexto ano do ensino fundamental. Inicialmente os discentes representaram através de um desenho o seu conhecimento prévio acerca dos cactos, em seguida houve uma aula dialogada sobre os cactos e, na sequência, construíram um modelo didático de cabeça-de-frade. Ao final da atividade, os alunos responderam a um questionário sobre o tema abordado. Os desenhos mostraram que os alunos são capazes de representar os cactos, porém a maioria deles representaram cactos de outros países, especialmente os retratados em desenhos animados. A utilização do modelo didático permitiu o envolvimento de todos os alunos na sua construção mostrando-se uma atividade didática e lúdica. As informações obtidas através da aplicação do questionário demonstraram que o contato com as plantas ocorre em casa, porém as representações foram muito influenciadas pelas mídias, especialmente os desenhos animados. Também se destaca o fato de os alunos correlacionarem os cactos a ambientes secos, não estabelecendo relação de cactos com a Mata Atlântica, especialmente a Restinga. O uso de modelos didáticos mostrou-se uma forma eficiente de abordar o conteúdo botânico de forma contextualizada e tornar a aula mais participativa.
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