SABÕES E DETERGENTES: UM TEMA SOCIAL E AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Soaps and detergents: a social and environmental theme for teaching chemistry

  • Paula Macedo Lessa dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriano de Almeida Cruz Filho
Palavras-chave: Sabões e Detergentes; Ambiente; Cidadania

Resumo

A ação de sabões em água salobra, consumida pela comunidade no entorno da escola foi o caminho para a discussão de temas socioambientais e científicos junto a estudantes do ensino médio no município de Duque de Caxias, RJ. O trabalho foi feito através de um projeto desenvolvido no laboratório escolar sob o tema sabões e detergentes. Como objetivos destacam-se a formação científica e cidadã dos estudantes por meio da alfabetização científica segundo Attico Chassot e da pedagogia crítica de Paulo Freire. A metodologia utilizada baseou-se nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. O produto resultante do projeto de pesquisa é uma sequência didática sob o tema sabões e detergentes. Os resultados apontaram para um maior domínio teórico-científico por parte dos estudantes, bem como o fomento às discussões acerca das questões ambientais vivenciadas pela comunidade.

Biografia do Autor

Paula Macedo Lessa dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Ciências pelo Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Univesidade Federal do Rio de Janeiro, docente nos Programas de Pós-graduação PEQUI e PROFQUI, ambos da UFRJ.

Adriano de Almeida Cruz Filho

Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química em Rede (PROFQUI) da UFRJ (2021), Especialização em Ensino de Ciencias pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2005)
Professor do Ensino Médio do Secretaria Estadual de Educação RJ , Brasil

Publicado
2023-04-22