O USO DE MATERIAIS DINÂMICO-TÁTEIS NA ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR UM ESTUDANTE CEGO: TRABALHANDO O EFEITO DE FORÇAS E A ESTABILIDADE ENERGÉTICA DE SISTEMAS INTRAMOLECULARES

TRABALHANDO O EFEITO DE FORÇAS E A ESTABILIDADE ENERGÉTICA DE SISTEMAS INTRAMOLECULARES

  • Marcos Antonio Pereira da Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sandra de Oliveira Franco Patrocínio Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jomara Mendes Fernandes
Palavras-chave: Educação inclusiva; Ensino de química; Deficiência visual; Objeto dinâmico-tátil.

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos.

Publicado
2023-04-22