TERRAPLANISMO COMO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PIBID

Flat Earth as a theme in initial teacher education in the context of PIBID

  • Thaís Rafaela Hilger
  • Mikaelly Rafaela Mariniak Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Representações sociais, Teoria da Aprendizagem Significativa, PIBID, Terra plana

Resumo

O movimento terraplanista é crescente nas redes sociais e de fácil acesso aos jovens. Pensando em sua ocorrência como conhecimento prévio nas aulas de Física, buscamos discutir a preparação de aulas que lidem com questões como esta no âmbito da formação inicial de professores, aqui participantes do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O presente artigo recorre à Teoria das Representações Sociais para buscar elementos que subsidiem a formação de subsunçores que possam participar na ocorrência da Aprendizagem Significativa e, deste modo, influenciar a tomada de decisão sobre a prática docente. Verificou-se ao final das atividades envolvidas no projeto indícios de que o conteúdo discutido na Universidade repercutiu sobre as abordagens planejadas para atuação nas escolas pelos pibidianos, evidenciando na relação teoria-prática um caminho possível para reconhecer movimentos anticientíficos como elementos que merecem atenção do professor.

Publicado
2022-12-26