ANÁLISE DO FORMALDEÍDO PRESENTE EM ALISANTES CAPILARES: DESIGN E USO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DA AÇÃO MEDIADA

Analysis of formaldehyde in hair straighteners: design and use of virtual learning object as a tool of mediated action

  • Victor Borges Marinho Silva Universidade Federal de Goiás
  • Brunno Andre Ruela UFG
  • Gustavo Augusto Assis Faustino Universidade Federal de Goiás
  • Thaís de Souza Lima Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite
  • Claudio Roberto Machado Benite
Palavras-chave: Ensino de Química, Formol, Espectrofotometria

Resumo

Pautados no “Alisamento capilar”, essa investigação objetivou analisar as contribuições de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) contendo conhecimentos científicos, políticos e tecnológicos sobre a temática para o ensino-aprendizagem de conceitos, como radiação eletromagnética, Lei de Beer e Concentração. Contendo elementos da pesquisa participante, o estudo propôs a realização de uma intervenção pedagógica numa escola pública de Goiânia visando discussões acerca da estrutura do cabelo; dos resultados experimentais da possível identificação do formaldeído, por reagente de Schiff e sua quantificação pela Espectrofotometria, em produtos comercializados; e dos riscos relacionados ao uso do formaldeído para alisamento capilar, divulgados pela legislação vigente. Nossos resultados apontam que o OVA contribuiu tanto para discussões de aspectos sociais, como os propósitos do consumo do serviço de alisamento capilar pelos sujeitos da investigação, quanto para a articulação dos conteúdos químicos às suas vivências. Os resultados também demonstram a necessidade da tomada de decisão consciente sobre as práticas de embelezamento alertando, especificamente, sobre o risco do formaldeído à saúde. Por fim, o estudo propõe a abordagem da Espectrofotometria, enquanto técnica da Ciência Moderna, aliada à formação de conceitos contribuindo com a área de Didática das Ciências, com o foco no ensino-aprendizagem, e divulgação científica com o uso do OVA como ferramenta de mediação.

Biografia do Autor

Victor Borges Marinho Silva, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás

Brunno Andre Ruela, UFG

Licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás, mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás

Gustavo Augusto Assis Faustino, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás, mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás

Thaís de Souza Lima, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em química pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás.

Anna Maria Canavarro Benite

Mestra e Doutora em Ciências, licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal de Goiás. 

Claudio Roberto Machado Benite

Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Docente da Universidade Federal de Goiás. 

Publicado
2023-04-22