O USO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FISICA

The use of research teaching as a Didactic-Pedagogical Tool in Physics education

  • Matheus Fernandes Mourão
  • Gilvandenys Leite Sales
Palavras-chave: Ensino por investigação, Ensino de Física, Termodinâmica

Resumo

Diante de um cenário de insatisfação e desinteresse na área da educação, o processo de ensino/aprendizagem busca por novas metodologias de ensino que visem motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Opresente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, que se trata de um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, foi elaborado umaunidade didáticaabordando um temade Termodinâmica com uma abordagem investigativa, a fim de averiguarquais as vantagens de se usar o ensino por investigação. Tambémfoi aplicado um questionário aos alunos a fim de avaliar a proposta metodológica. O plano e o questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio, localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos com a demonstração investigativa. O ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse estiveram presentes no momento da aplicação, provando que um ensino eficaz pode ser feito por meio dessa metodologia.

Publicado
2018-08-04