DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE O TEMA TAXONOMIA E SISTEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM IMPEDIMENTO VISUAL: GESTÃO DE ACESSIBILIDADE AO CONTEÚDO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVAÇÃO DE PROMOÇÃO À AUTONOMIA
Development of an inclusive didactic sequence on the theme taxonomy and analysis of phylogenetic relationships for students with visual impairment: management of accessibility to scientific content with to promoting autonomy
Resumo
A efetivação de normatizações quanto à inclusão de indivíduos com deficiência visual nos espaços regulares de ensino demanda intervenções didático-pedagógicas condicionantes à observância da igualdade de direitos em termos de acessibilidade aos conteúdos curriculares, prevenindo sonegações de conhecimento sob pretextos fundamentados nos impedimentos da deficiência. Conjugando-se à demanda apresentada, no processo de geração dos recursos mediadores do desenvolvimento cognitivo, preconiza-se a implementação de estratégias concordantes com a emancipação do educando, significando um compromisso quanto à pontuação do estudante com deficiência como agente ativo de seu processo de aprendizagem. Assim, objetivou-se neste estudo a concepção de uma sequência didática mediada por recursos com significação tátil sobre o tema taxonomia e sistemática, sendo implementado em tais recursos, um mecanismo de audiodescrição via QR code que informa e caracteriza os elementos constituintes dos modelos, correlacionando-os biologicamente para a efetivação da cognição num contexto perceptual tátil de forma autônoma. Considera-se que este projeto se recobre de importância pelo fato da proposta didático-metodológica ter sido desenvolvida com a interferência de educandos cegos, falando-se em design com foco no percebedor, além de possibilitar a inserção destes estudantes nas TDICs. Conjuntamente, estes atributos concorrem para uma espécie de processo sistêmico de inclusão, sob uma perspectiva lógico-científica e tecnológica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.