FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES SOBRE ELETRIZAÇÃO POR ATRITO PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA
Physics in the early years of elementary school: activities on frictional electrification to encourage scientific and technical literacy
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de incentivo à alfabetização científica etécnica de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada na realização de atividades experimentais contextualizadas de eletricidade estática, emuma abordagem qualitativa e construtivista. Durante a realização das atividades empregamos recursos didáticos diversificados e fizemos uso de um diário de docência para coleta dos dados, os quais foram tratadospor meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa permitiram identificar elementos de alfabetização científica e técnica dos alunos, a inserção dos estudantes na cultura científica, a aquisição de conhecimentos básicos sobre os fenômenos eletrostáticos, bem como o desenvolvimento de habilidades, atitudes, comportamentos e posturas adequadas frente ao conhecimento científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.