CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELACIONADOS A TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS
Contributions of educational robotics to teaching concepts related to triangles and quadrilaterals
Resumo
Este artigo descreve um relato de atividades que teve por objetivo avaliar a pertinência do uso da Robótica Educativa como recurso no ensino de conteúdos matemáticos, mais especificamente na geometria euclidiana, em especial triângulos e quadriláteros. Para tanto, buscou-se subsídios na educação STEM e no Construcionismo de Seymour Papert, que preconizam que o aprendizado se dá através da interação do aluno com objetos. Esta pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com intervenção do tipo pesquisa-ação, sendo considerados como instrumentos para coleta de dados o diário de bordo, questionários e materiais produzidos pelos alunos. Os resultados mostraram que o uso de tecnologias como recurso didático auxilia na construção/assimilação de conhecimentos, visto que os estudantes se mostraram atraídos e interessados pelas atividades, entusiasmados com os exemplos práticos e com os robôs por eles montados e programados, sentindo-se desafiados a cada atividade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.