ARGUMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS MEDIANTE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Este estudo comunica compreensões sobre as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais, na perspectiva interdisciplinar, a partir de experiências vivenciadas por professoras com formação na área de Educação em Ciências que atuam na Educação Básica da cidade do Rio Grande/RS. O material empírico da pesquisa foi analisado por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD), constituindo-se pelo registro de memórias e entrevista semiestruturada. No processo de análise, com interlocuções teóricas e empíricas, surgiu a categoria em que apresentamos como argumento central que as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar, emergem de atividades investigativas a partir de situações que sejam de interesse dos estudantes e/ou relacionadas a algum contexto. Para isso as atividades experimentais investigativas devem ser permeadas pela argumentação e exploração do “erro” obtido na realização de um experimento, possibilitando assim a articulação entre teoria e prática, além de uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.