ARGUMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS MEDIANTE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

  • Daiane Rattmann Magalhães Pirez Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Rafaele Rodrigues de Araujo Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Palavras-chave: Atividades Experimentais; Interdisciplinaridade; Argumentação; Atividades Investigativas.

Resumo

Este estudo comunica compreensões sobre as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais, na perspectiva interdisciplinar, a partir de experiências vivenciadas por professoras com formação na área de Educação em Ciências que atuam na Educação Básica da cidade do Rio Grande/RS. O material empírico da pesquisa foi analisado por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD), constituindo-se pelo registro de memórias e entrevista semiestruturada. No processo de análise, com interlocuções teóricas e empíricas, surgiu a categoria em que apresentamos como argumento central que as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar, emergem de atividades investigativas a partir de situações que sejam de interesse dos estudantes e/ou relacionadas a algum contexto. Para isso as atividades experimentais investigativas devem ser permeadas pela argumentação e exploração do “erro” obtido na realização de um experimento, possibilitando assim a articulação entre teoria e prática, além de uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde abril de 2014. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Física pela FURG. No período de 07/2019 a 09/2020 foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG; no período de 09/2020 a 10/2021 foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física EaD. Coordenadora do projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". Atualmente é Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade, formação de professores, espaços não-formais como as Feiras das Ciências e divulgação científica.

Publicado
2023-08-20