OITO TRAÇOS DETERMINANTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Eight public policy determinants to think about continuing education of science teachers
Resumo
Este estudo se propõe a discutir o uso da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), proposta por Stephen Ball, como referencial teórico-metodológico na análise de políticas públicas educacionais, especialmente as de formação continuada de professores. O artigo buscou construir oito traços, no âmbito do contexto de produção de texto proposto pela ACP, visando auxiliar pesquisadores do campo das políticas públicas educacionais a sistematizar os aspectos constitutivos e determinantes das políticas que estudam. Esse esforço teórico teve como base algumas perguntas norteadoras de Jefferson Mainardes (2006), no intuito de delimitar questões relevantes do contexto de produção de textos das políticas públicas, já que a descrição original de cada contexto é sucinta e aberta a contribuições de outros autores. Como resultado, os traços desenvolvidos foram: influências internacionais; contexto interno; ideias predominantes; incongruências; responsáveis pela produção; tempo de produção; estilo do texto; e textos derivados. Além da conceituação dos traços, o estudo buscou ressaltar a lógica inerente a cada um deles na análise das políticas, demonstrando a busca da delimitação dos traços como caminho útil e prático de mapeamento dos elementos-chave das políticas públicas educacionais, servindo de base para respectivas análises críticas. Por fim, este ensaio é um subsídio originário para a continuidade do estudo de que faz parte, envolvendo a análise pormenorizada das políticas públicas de formação continuada de professores de ciências empregadas pela Capes na última década, a exemplo dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu em rede como o Ciência é Dez (C10) e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.