ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA “PARA ALÉM” DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS

Inquiry Science Teaching: A didactic proposal "beyound”conceptual contents

  • Liliane Oliveira de Brito
  • Elton Casado Fireman
Palavras-chave: Ensino de Ciências, aprendizagem, Ensino de Ciências por investigação

Resumo

Em pleno século XXI ainda encontramos professores que acreditam que basta dominar o conteúdo conceitual para promover a aprendizagem satisfatória. De acordo com Pozo; Crespo (2009) essa concepção não permite ao aluno aprender a Ciência que lhe é ensinada, uma vez que, o caráter dinâmico e processual dos saberes científicos é silenciado. Baseados na pesquisa qualitativa, dialogamos com a didática em Ciências para desenvolver argumentos que nos permita referenciar o ensino de Ciências por investigaçãocomo perspectiva que possibilita ensinar Ciências sob três dimensões: ensinar Ciências, fazer Ciências e aprender sobre Ciências. Como forma de sustentar nossas ideias, analisamos uma Sequência de ensino investigativa implementada com alunos do ensino fundamental 1. Os resultados revelaram que, o ensino de Ciências por investigação, mais que ensinar conceitos, permite entendimentos sobre processos de construções do conhecimento científico, bem como sobre as formas de realizar investigações e intervenções em situações reais.

Publicado
2018-12-14