CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com oito alunos de uma turma do Ensino Médio de uma escola rural no município de Abaetetuba-PA. O presente trabalho objetivou contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Física na Educação do Campo, a partir das contribuições didático-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia da Alternância. A coleta dos dados ocorreu a partir de duas experimentações didáticas distintas, utilizando-se alguns conceitos científicos de Cinemática. Na primeira experiência, ministrou-se uma aula de Física com base nos pressupostos da Pedagogia Tradicional. Na segunda experiência a aula foi ministrada segundo as concepções da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia da Alternância. A análise dos dados coletados mostrou que houve um avanço significativo na aprendizagem dos discentes da primeira para a segunda experiência, isto é, de 25% para 85%, respectivamente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.