CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Eliezer Pereira Cavalheiro Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará – Brasil.
  • Antonio Maia de Jesus Chaves Neto Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará – Brasil.
  • José Maria dos Santos Lobato Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, Pará – Brasil.
  • Jean Carlos Matos de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, Pará – Brasil.
  • Raimundo Nonato Vieira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, Pará – Brasil.
  • Francisco Diego Feitosa de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, Pará – Brasil.
  • José Francisco da Silva Costa Universidade Federal do Pará – UFPA, Abaetetuba, Pará – Brasil.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Ensino de Física

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com oito alunos de uma turma do Ensino Médio de uma escola rural no município de Abaetetuba-PA. O presente trabalho objetivou contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Física na Educação do Campo, a partir das contribuições didático-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia da Alternância. A coleta dos dados ocorreu a partir de duas experimentações didáticas distintas, utilizando-se alguns conceitos científicos de Cinemática. Na primeira experiência, ministrou-se uma aula de Física com base nos pressupostos da Pedagogia Tradicional. Na segunda experiência a aula foi ministrada segundo as concepções da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia da Alternância. A análise dos dados coletados mostrou que houve um avanço significativo na aprendizagem dos discentes da primeira para a segunda experiência, isto é, de 25% para 85%, respectivamente.

Publicado
2023-08-20