A CULTURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PRESERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS CLASSES DE VERTEBRADOS DA AMAZÔNIA
Resumo
O estudo se propõe a mostrar a importância de ensinar ciências sob um ponto de vista cultural, a qual pode atuar como ferramenta de pesquisa nas ciências naturais. A pesquisa, teve como objetivo conectar o lúdico com a cultura no conteúdo classificação dos vertebrados através do cordão a bicharada, reconhecendo a cultura imaterial regional de Cametá no ensino de ciências. O estudo ocorreu no período de junho a setembro de 2022, na cidade de Cametá, estado do Pará, em duas escolas públicas do município E.M.E.I.F Santa Terezinha e E.M.E.F Raimunda da Silva Barros com um total de 47 alunos do 7º ano. As metodologias empregadas foram pesquisa bibliográfica sobre o cordão, como também aulas expositivas dialogadas e lúdicas, na qual foram selecionados 5 animais de acordo com os elementos culturais da Amazônia e do cordão. As abordagens culturais e científicas, contribuíram para o reconhecimento da regionalidade dos estudantes, permitindo a identificação das principais características morfofisiológicas dos animais os quais foram demonstrados pelo test t e a porcentagem com um valor significativo antes e depois da pesquisa, evidenciando a cultura como ferramenta que constrói conhecimentos científicos no ensino de ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.