FÍSICA EXPERIMENTAL EM CASA

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: Experimentos Feitos em Casa, Ensino Remoto, Mecânica Clássica, Engajamento

Resumo

Neste trabalho reportamos a implementação, em uma universidade pública brasileira, de uma disciplina de Física Básica Experimental totalmente em casa. Relatamos os experimentos utilizados e as adaptações procedidas de modo a enfrentar o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Apresentamos também um quadro conceitual ancorado no engajamento dos alunos, dentro do qual os experimento foram propostos. Concluiu-se do processo que as adaptações feitas, associadas a ações afirmativas da instituição, viabilizaram a disciplina, mitigando os prejuízos de desenvolvimento intelectual e acadêmico dos alunos devido à necessidade de distanciamento

Biografia do Autor

Giuseppi Gava Camiletti, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Física (1998), mestrado em Física na área de Pesquisa em Ensino de Física (2001) e doutorado em Física na área de Física Atômica e Molecular (2009), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor Associado II no Departamento de Física, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Integra a comissão de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissonal em Ensino de Física (MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física. Ministra disciplinas de graduação em cursos presenciais e a distância, atua na formação inicial e continuada de professores de Física, com ênfase na utilização de experimentos, metodologias ativas de ensino e tecnologias digitais. Coordenada o projeto de Extensão Show de Física da Ufes com o foco no desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização da ciência.

Carlos Augusto Cardoso Passos, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa na Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES (2013 a 2016). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Também fez o pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2008). Tem experiência na área de Física, com ênfase em cerâmica supercondutoras atuando principalmente nos seguintes temas: high-Tc, cerâmica Hg,Re-1223, resistividade elétrica, flutuações térmicas, corrente crítica, pressão externa e hidrostática, difração de raios X, absorção de raios X. Atua em temas de Ensino de Física.

Ernani Vassoler Rodrigues, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto-A no Departamento de Física da UFES e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFES. É licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Física pela UFES e Doutor em Educação Científica pela USP com período sanduíche na Graduate School of Education da Universidade da Califórnia em Berkeley. É autor de livros didáticos do PNLD atual (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) e desenvolve pesquisas nos âmbitos da educação científica em temas como desenvolvimento conceitual da Física, ciências das redes complexas voltada à análise da sala de aula, interface Ciência e Arte na produção de cultura científica, Física da música, da fotografia, do cinema stop-motion, da luz e das cores, divulgação e popularização da ciência, ensino da Física em espaços não-formais e a produção de soluções de baixas tecnologia e custo aplicadas ao ensino das Ciências da Natureza.

Publicado
2023-08-20