MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA UFAC
DA ABERTURA AO MOMENTO PÓS-PANDEMIA
Resumo
O trabalho apresenta um panorama geral sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre, Polo 59 (MNPEF/Polo 59 – UFAC), desde a sua abertura no ano de 2016 até o momento pós-pandemia, ao final de 2022. São apresentadas as principais ações realizadas dentro do polo com a finalidade de envolver e integrar os alunos nas ações do mestrado; o fluxo de alunos entre diplomado e evadidos, bem como um panorama sobre quais os temas mais abordados nas dissertações e produtos educacionais desenvolvidos. As principais dificuldades para permanência dos alunos no curso também são discutidas, apresentando possíveis soluções para minimizar tais problemas. Ao final evidencia-se a relevância do curso para região e a importância do mesmo para elevar a qualificação dos professores que atuam na componente curricular de física na educação básica dentro e fora do estado do Acre.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.