CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA

Contributions of a degree in chemistry for teacher training: construction of classroom sequences in the problematizing and contextualized perspective

  • Regis Vinicius A. Abreu
  • Rita de Cássia Suart
Palavras-chave: Formação inicial, Problematização, Contextualização, CTSA

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade analisar o processo de elaboração de Sequência de Aulas, produzidas por licenciandos durante a participação em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de Química. A disciplina tinha como propósito que os licenciandos elaborassem, ao final, uma Sequência de Aulas, que contemplasse estratégias de problematização e contextualização no Ensino Médio, baseadas em uma perspectiva CTSA –Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Os resultados mostram que a disciplina contribuiu para os licenciandos desenvolverem Sequências de aulas considerando estratégias de contextualização e problematização baseadas em uma perspectiva CTSA, revelando evoluções com relação às suas concepções inicias sobre essas temáticas.

Publicado
2018-12-14