PADRÕES DE AÇÃO EMPREGADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO BASEADO EM UM VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Neste trabalho, feito sob o referencial teórico da abordagem sociocultural à ação mediada de James Wertsch, nós analisamos os padrões de ação desempenhados por estudantes do terceiro ano do ensino médio na realização de uma atividade escolar que consistiu em responder um questionário baseado em um vídeo de divulgação científica com a temática da relatividade de Einstein. Construímos uma explicação dos padrões de ação dos estudantes a partir dos enunciados-resposta fornecidos por eles no questionário. Esses enunciados-resposta nos deram indícios sobre as ações dos estudantes no plano intermental ou intramental, bem como, em que medida foram orientados dialogicamente pelo vídeo. Assumimos que os padrões de ação desempenhados refletem o domínio ou apropriação de um tipo de ação mediada apreendida ao longo da trajetória escolar dos estudantes e considerada por eles como adequada nesse contexto. Concluímos que o padrão de ação dominante foi a repetição de respostas dadas por três estudantes; resultado esse que podemos entender como a privilegiação de ferramentas culturais com as quais a maioria dos estudantes têm uma maior confiança no seu poder e eficácia, o que lança luz para a questão de que, se desejamos que o padrão de ação dos estudantes seja diferente desse, precisamos disponibilizar, no plano intermental, outras ferramentas culturais que conduzam a um maior engajamento nas atividades escolares e ao desencorajamento do uso das atuais ferramentas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.