GAMIFICAÇÃO E USO DE LÂMINAS HISTOLÓGICAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavras-chave: Ensino de biologia. Metodologias ativas. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Considerando as dificuldades de professores no desenvolvimento de metodologias que favoreçam o envolvimento de estudantes com a botânica, o objetivo deste trabalho foi investigar a efetividade de um jogo didático e de uma atividade prática com lâminas histológicas na aprendizagem dos conteúdos de botânica do Ensino Médio. Essa pesquisa descritiva de abordagem qualitativa teve a colaboração de estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Crateús-CE. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois da utilização dos recursos didáticos. Os resultados revelaram que os alunos continham conhecimentos prévios sobre os conteúdos, mas de modo geral, depois da aplicação desses instrumentos, houve um aumento no número de acertos das perguntas. Isso indica que os materiais pedagógicos utilizados contribuíram positivamente para uma melhor compreensão dos conteúdos, levando à conclusão de que a utilização desses recursos pode contribuir com o ensino de botânica, tornando o processo mais dinâmico.

Biografia do Autor

Francisca Kaline Pereira de Souza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Participante de vários programas de formação acadêmica, incluindo: Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); Programa Residência Pedagógica (PRP); e Programa de bolsas de estudos e permanência universitária.

Publicado
2023-12-18