A TESOURA DO VENTO E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Lucio Ângelo Vidal IFMT
  • andreia da silva tavares, professora
Palavras-chave: cortante do vento, interdisciplinaridade e ensino de ciências.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de ensino sobre tesoura do vento realizada com vinte e seis estudantes de Engenharia para indagá-los sobre quais conceitos de Física o fenômeno envolve e se há mais alguma disciplina que pode explicá-lo. Foi ministrada uma aula em perspectiva interdisciplinar abordando vários aspectos do tema. Como parte dos resultados, os alunos mencionaram com maiores frequências que os conceitos de pressão, temperatura, velocidade, densidade e força que envolve a tesoura do vento são relativos à Física e mencionaram em ordem decrescente as disciplinas de Geografia, Matemática, História, Química e Inglês como outras disciplinas que têm relação também com o tema.  Julga-se aqui importante dizer que são necessárias mais experiências em ensino de fenômenos meteorológicos em sala de aula pelo fato de acontecimentos desta natureza serem explicados por uma gama geralmente vasta de conhecimentos científicos.

Biografia do Autor

Lucio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela ETFPE, Formação técnica em meteorologia pela EEAR.  Curso de graduação em Física pela UFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Professor de Física do IFMT do Mestrado profEPT Cuiabá do IFMT/IFES.

Publicado
2023-08-20