ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE

Art and Sciences in the field school: experiences from the construction of an Interdisciplinary Island of Rationality

  • Camila Juraszeck Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Aafke Marjan de Jager de Liz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jaqueline Silva dos Anjos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Awdry Feisser Miquelin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danislei Bertoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: : Interdisciplinaridade, Contextualização, Ensino

Resumo

Esta pesquisa objetivou sensibilizar os alunos de uma escola do campo quanto à importância da vacinação bovina para a prevenção da brucelose, por meio da construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura satírica Os efeitos maravilhosos da nova vacina (1802), de James Gillray. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa. Participaram da pesquisa 44 alunos do 8º ano do ensino fundamental que residem na área rural do município de Castro - Paraná, os quais, em sua maioria, são filhos de pecuaristas. Verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, como também aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo um problema de relevância social no ambiente escolar. Neste sentido, o método contribuiu para a alfabetização científica, pois permitiu que os alunos compreendessem que a vacinação bovina é essencial para evitar doenças que acometem o gado, tal como a brucelose. Dessa maneira, o conhecimento científico adquirido contribuirá para torná-los agentes de mudança em sua comunidade rural.

Publicado
2019-04-03