SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E MAPAS CONCEITUAIS NO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE ENERGIA
Computational simulations and conceptual maps in the aid to the significant learning of the energy concept
Resumo
Este artigo tem origem em uma pesquisa qualitativa promovida durante uma disciplina de doutorado e desenvolvida com alunos de uma turma do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins no campus Palmas.O objetivofoiinvestigar as implicações do uso de simulações computacionais aliadas a mapas conceituais na aprendizagem significativa dos alunos no que se refere ao conceito de energia. As atividades de simulação computacional foram organizadas com o intuitode estimular o interesse dos alunosem compreender as principais características do conceitode energia.Neste estudo serão apresentados os resultados evidenciados nos mapas conceituais elaborados pelos alunos após a intervenção pedagógica. As informações obtidas mostram que a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação alteraram os subsunçores preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos.Além disso, os dados analisados deixaram evidente que as atividades de simulação computacional podem ser uma ferramenta viável para auxiliar na aprendizagem significativa do conceito de energia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.