A UTILIZAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO ENTENDIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO ACERCA DA TERMODINÂMICA
Resumo
Esse relato de experiência, objetivou compreender em que extensão o desenvolvimento do projeto de ensino “Energizando o conhecimento na perspectiva da energia solar”, ancorado por duas metodologias ativas, a Cultura Maker (CM) e a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), pode contribuir para o entendimento de conceitos termodinâmicos por estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola estadual do município de Bezerros (Pernambuco). A metodologia consistiu em aplicar o projeto em um contexto real de sala de aula, e acompanhá-lo por meio de observação participante, onde se registrou tantos elementos relacionados ao processo de construção de conhecimento, tal qual: falas, percepções, hipóteses, argumentos, quanto que se refere a produtos, tal qual: planos, esquemas e protótipos. Posteriormente esses dados foram analisados na perspectiva da Análise de discurso de acordo com Bardin (2016). Diante disso, verificou-se que os estudantes compreenderam os conceitos de Termodinâmica propostos no projeto e desenvolveram habilidades importantes para cidadãos do século XXI como: autonomia, criatividade e cooperação. Além disso, observou-se que a CM contribuiu para a ampliação das possibilidades de recursos, principalmente tecnológicos, na aplicação de uma intervenção didática no formato da ABP. Por conseguinte, a maioria dos estudantes conseguiu compreender os conceitos de forma prática e teórica. Desse modo, defende-se que a CM seja uma forma de ampliar o leque de ferramentas com uso de uma linguagem contemporânea, capaz de lidar com projeto reais de forma mais criativa e inventiva.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.