SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS E DECOMPOSIÇÃO DO VETOR RADIAL UNITÁRIO PARA COMPREENDER DETALHES NÃO ESCLARECIDOS SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR UM ANEL

  • Lucio Ângelo Vidal IFMT
  • andreia da silva tavares

Resumo

Este artigo descreve a realização de uma aula de Física em que foi ensinado a dezenove alunos das Engenharias do IFMT campus Cuiabá a decomposição do vetor distância radial unitária na expressão matemática da lei de Biot-Savart para fins de se esclarecer detalhadamente a expressão mostrada em livros de Física Básica de Ensino Superior do campo magnético gerado por um anel percorrido por corrente elétrica situado em um plano horizontal a uma certa distância perpendicular ao seu centro. Depois de representação do problema no quadro branco e antes da dedução teórica do aspecto geométrico, foi solicitado aos discentes que respondessem com uma justificativa se o ângulo do triângulo entre o plano do anel e o vetor radial era no triângulo das componentes do campo magnético o ângulo em relação à vertical ou horizontal. Antes da explanação docente, nenhum aluno conseguiu responder satisfatoriamente a razão pela qual o ângulo entre o plano e vetor radial era o ângulo formado com a vertical no triângulo das componentes do vetor campo magnético ao passo que após a tal explanação, seis discentes conseguiram explicar de forma satisfatória o fato. Tal resultado sugere a importância de ser apresentada a demonstração aqui sugerida em livro de Física Básica de Ensino Universitário.

Biografia do Autor

Lucio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela ETFPE, Formação técnica em meteorologia pela EEAR.  Curso de graduação em Física pela UFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Professor de Física do IFMT do Mestrado profEPT Cuiabá do IFMT/IFES.

Publicado
2023-12-18