AQUELES QUE ABANDONAM OMELAS: ABORDAGEM PRÁTICA DA TEORIA UTILITARISTA DA BIOÉTICA ATRAVÉS DO CONTO DE URSULA K. LE GUIN
Resumo
Sequências didáticas, estratégias diferenciadas de ensino e propostas de atividades lúdicas são escassas no âmbito do ensino da disciplina de Bioética. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de atividade baseada na leitura e debate de um conto de ficção para a aprendizagem significativa de conceitos teóricos da Bioética e para promover a autoreflexão de alunos da Educação Superior. A pesquisa teve como sujeitos participantes discentes alunos de um curso de Biologia de uma universidade federal. A metodologia teve abordagem qualitativa a partir do debate do conto “Aqueles Que Abandonam Omelas” de Ursula K. Le Guin. A análise dos dados obtidos revelou que a proposta permitiu a promoção da autoreflexão dos alunos, a experimentação da dificuldade de escolhas baseadas na moral e a assimilação prática da Teoria Utilitarista. Os resultados apontam a efetividade da atividade como uma dinâmica diferenciada que favorece a participação coletiva dos alunos e alternativa às aulas teóricos-tradicionais características da disciplina.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.