APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE TRANSGÊNICOS: uma intervenção realizada com estudantes do Ensino Médio
TEACHING ABOUT TRANSGENICS THROUGH PROBLEM-BASED LEARNING: na intervention carried out with High School students
Resumo
O presente artigo trata-se de uma intervenção didática fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma disciplina de Biologia, em uma escola pública da região de Belo Horizonte. Nosso intuito foi abordar a temática de organismos geneticamente modificados por meio de um problema sobre milho transgênico, de modo a promover o debate, a participação ativa dos estudantes e a formação do pensamento crítico sobre o tema. A metodologia de análise utilizada foi a categorização das produções escritas dos estudantes e a análise das soluções indicadas para o problema proposto. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresenta uma opinião favorável ao plantio do milho geneticamente modificado devido às vantagens associadas a economia e a maior oferta de alimentos, por exemplo. Também foi observado que de modo geral, os estudantes embasaram seus argumentos em dados obtidos por eles em pesquisas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.