ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica em nível de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no intuito de responder à seguinte questão: Quais estratégias mais utilizadas para o ensino da Teoria da Relatividade (Geral e Restrita) na Educação Básica? A metodologia qualitativa permitiu interpretar as dissertações do mestrado profissional, que adotam características de um gênero textual mais descritivo, criativo e interdisciplinar para a prática didática no Ensino Médio. Encontramos que as principais estratégias focam-se em sequências didáticas, inúmeras vinculadas às Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e à Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, outras usam metodologias ativas. Há ênfase para o uso de novas tecnologias, jogos, livros paradidáticos e literatura diversa. Em articulação com outras áreas, surge uma potencialidade com Artes, Cosmologia, Matemática, Física Quântica, Filosofia da Ciência e outros assuntos da física clássica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.