ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Analysis Pibid's contribution to the formation of Chemistry teachers

  • Karinny da Silva Capistrano
  • Leonardo Sobreira Rodrigues
  • Ana Angélica Mathias Macêdo
  • Laécio Nobre de Macêdo
Palavras-chave: Formação inicial do professor, Pibid., Ensino de Química, Relação teoria e prática

Resumo

O estudo objetiva refletir sobre a contribuição do programa Pibid na formação inicial de professores de Química destacando a importância da relação teoria e prática e a relevância das mediações e do tempo no processo de aprendizagem da docência. A pesquisa consiste em um estudo de caso com 114 participantes (85 alunos, 24 bolsistas e 5 supervisores) e tem enfoque quantitativo. Os resultados indicam apercepção dos futuros professores quanto aos reflexos dessa experiência na sua formação. Conclui-se que as situações vivenciadas no Pibid contribuíram expressivamente na formação acadêmica, profissional e pessoal dos bolsistas, destacando que o trabalho realizado nas escolas trouxe impactos positivos também para professores e alunos envolvidos nas atividades doprojeto.

Publicado
2018-12-14