O O CAMPO DA DOCÊNCIA COM BASE NA RACIONALIDADE CRÍTICA: INVESTIGAÇÃO NA ETAPA INICIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

investigação na etapa inicial de um curso de Licenciatura em Química

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: formação docente, ensino de Química, racionalidade crítica

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta.

Publicado
2023-12-18