CONHECIMENTOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS PRESENTES NAS FERRAMENTAS MANUAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Physical and mathematical knowledge present in manual tools in civil construction
Resumo
Este trabalho teve como tema apresentar os conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil. Para desenvolver essa abordagem, utilizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo com três profissionais da construção civil no sentido de avaliar os conhecimentos que possuem das teorias da Física e da Matemática presentes nas ferramentas manuais que utilizam no cotidiano. Buscou-se comparar a ligação entre o empírico oriundo das experiências desses profissionais com os conhecimentos científicos para constatar o elo entre os dois conhecimentos. Concluiu-se a pesquisa considerando que apesar dos entrevistados não conhecerem a parte científica (conceitos de pressão para as ferramentas cortantes, a Hidrostática inserida na lei de Stevin utilizada no nível de mangueira, o compasso, esquadro e a linha de nylon relacionadas com o conceito de ângulos, círculo, circunferência e retas), conseguiram a partir do conhecimento empírico mostrar os mesmos resultados previstos pelas formulações matemáticas e teorias físicas inseridas nas ferramentas usadas na construção civil.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.