FAMILIARIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: MÚLTIPLOS SABERES
Familiarization of University Professors with Digital Information and Communication Technologies in the Covid-19 Pandemic: Multiple Knowledge
Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal investigar sobre a relação entre educação superior e Covid-19 (período 09/2020 a 02/2021), no que tange a familiarização dos docentes da FACIN-IECOS-UFPA – Campus de Bragança-PA, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas de ciências. Para melhor compreensão, procurou-se compreender os aspectos que envolviam a familiarização, potencialidade e eficiência das TDICs na elaboração de práticas pedagógicas pelos professores. A metodologia baseou-se no estudo de caso, com abordagem qualitativa. Na coleta dos dados usou-se um questionário online no Google Forms, de modo a identificar o perfil dos docentes participantes da pesquisa e avaliar alguns aspectos relacionados ao uso das TDICs no ensino de ciências. Por fim, percebeu-se que o suporte educacional da UFPA aos seus docentes, de certa forma, pareceu não contemplar os desafios referentes ao uso de TDICs no processo formativo discente dessa Instituição de Ensino Superior (IES).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.