FAMILIARIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: MÚLTIPLOS SABERES

Familiarization of University Professors with Digital Information and Communication Technologies in the Covid-19 Pandemic: Multiple Knowledge

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Covid-19. Ensino de Ciências.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal investigar sobre a relação entre educação superior e Covid-19 (período 09/2020 a 02/2021), no que tange a familiarização dos docentes da FACIN-IECOS-UFPA – Campus de Bragança-PA, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas de ciências. Para melhor compreensão, procurou-se compreender os aspectos que envolviam a familiarização, potencialidade e eficiência das TDICs na elaboração de práticas pedagógicas pelos professores. A metodologia baseou-se no estudo de caso, com abordagem qualitativa. Na coleta dos dados usou-se um questionário online no Google Forms, de modo a identificar o perfil dos docentes participantes da pesquisa e avaliar alguns aspectos relacionados ao uso das TDICs no ensino de ciências. Por fim, percebeu-se que o suporte educacional da UFPA aos seus docentes, de certa forma, pareceu não contemplar os desafios referentes ao uso de TDICs no processo formativo discente dessa Instituição de Ensino Superior (IES).

Biografia do Autor

Carlos A. B. da Silva Jr, UFPA

Prof. Associado II da FACFIS-CANAN-UFPA.

Liandra Rayse Alves de Melo, UFPA

Graduada em Ciências Naturais, FACIN-IECOS-UFPA.

Lélio Favacho Braga, SEDUCPA

Doutor em Filosofia-UFPA.

Aline Nascimento Braga, UFPA

Doutoranda do PPGECM-IEMCI-UFPA.

Alessandra Nascimento Braga, UFPA

Profa. Dra. na FACFIS-CANAN-UFPA

Publicado
2024-04-28