ESTUDO DO PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Study of the memorization process in learning among students in Middle school

  • Geovana Jeniffer Ortelã Gonçalves
  • Bruna Letícia Oliveira Souza
  • Valéria Brumato Regina Fornazari Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Palavras-chave: Aprendizagem; Cognição; Emoção

Resumo

A aquisição de memória pode ser vista como sinônimo de aprendizagem, visto que só se pode fazer uma memória de longo prazo daquilo que foi apreendido. O presente estudo teve como objetivo investigar o processo de memorização em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública estadual em Maringá (PR), no componente curricular de ciências, especificamente no conteúdo de Hidrosfera. Foi utilizada a abordagem da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), e posteriormente aplicadas quatro etapas de coleta de dados realizadas ao longo de dois anos, por meio de questionários estruturados, visando observar as mudanças no processo de memorização de conceitos e ideias aprendidos durante a aplicação da SEI. Os resultados mostraram uma maior consolidação da memória de essência, bem como a importância da relação entre o conteúdo em sala de aula com o cotidiano do aluno e evidenciando mudanças atitudinais, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados e conscientes. Ademais, os resultados reforçam a importância do processo de memorização na aprendizagem.

Publicado
2024-04-27