SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA TRABALHAR O TEMA ÁGUA NO CONTEXTO LOCAL EM TURMAS DE 4° E 5° ANO
Didactic sequences to work the water theme in the local context in 4th and 5th grade classes
Resumo
A implementação de sequências didáticas possibilita uma melhor forma de entendimento dos conteúdos, fazendo com que os estudantes desenvolvam a capacidade de identificar problemas, tais como os que envolvem o tema água. Tais problemas são eficientemente trabalhados quando partem do contexto local, pois quanto mais cedo se tem conhecimento, mais cedo se entende a necessidade de conservar este recurso. O objetivo do trabalho foi desenvolver e aplicar sequências didáticas para trabalhar o tema água na disciplina de ciências (4º e 5° ano). A pesquisa tem caráter qualitativo, buscando contextualizar a temática água à realidade local dos estudantes. Os assuntos abordados nas sequências didáticas foram transformações físicas da água (4° ano) e ciclo da água, importância da cobertura vegetal e formas sustentáveis da utilização da água no (5° ano). Também foram propostas e discutidas metodologias ativas de aprendizagem. Duas sequências estruturadas (Importância da cobertura vegetal e formas sustentáveis da utilização da água) foram aplicadas. O trabalho mostrou-se de grande importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes ao contextualizar o tema água. A partir das duas sequências aplicadas, foi possível notar o aprendizado dos estudantes, os quais demonstraram curiosidade e interesse ao longo da aplicação das sequências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Metodologias Ativas de Ensino; Problemática Hídrica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.