UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA REFRAÇÃO DA LUZ
A pedagogical application for construction of scientific knowledge from the refraction of light
Resumo
A aplicação de contextos da História da Ciência (HC) no desenvolvimento de conteúdos da Física no Ensino Médio tem apresentado grandes contribuições no ensino-aprendizagem. Pois, a incorporação da HC em aulas de Física pode motivar os estudantes, humanizar a matéria e atribuir à um conceito ou lei, um processo de construção, muitas vezes longo, o que por sua vez pode ampliar a visão do fazer científico realista. Nesta prática pedagógica visamos aplicar contextos históricos acerca do fenômeno da refração da luz, que, passou por mudanças ao longo do tempo, e apesar disso o conteúdo é frequentemente oferecido nas salas de aula, como uma trivialidade da natureza que foi matematizada, descartando grande parte do processo de construção. Combinado à HC aplicamos uma sequência de aulas que pretende também estender esta visão mais ampla da construção da Ciência para outros conteúdos. Após a aplicação desta proposta, os alunos demonstraram identificar corretamente conceitos de óptica, no entanto o caráter simplista do fazer científico, identificados, foi parcialmente alterado, o que demonstra que para uma mudança profunda dos paradigmas do fazer científico são necessárias mais interações com uma visão realista da ciência, embora os conceitos teóricos tenham sido incorporados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.