EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUINDO HABILIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO

Low-Cost Experiments and Physics Teaching: Building Skills Through Collaborative Learning in High School

  • Rodrigo Baldow Escola Cidadã Integral Professor Paulo Freire
  • Emanuel Gomes Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Everaldo Nunes de Farias Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE
  • Ademar Virgolino da Silva Netto Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Experimentos de Baixo Custo; Resíduos Eletroeletrônicos; Aprendizagem Colaborativa; Ensino de Física.

Resumo

A produção de resíduo eletrônico é uma problemática mundial, assim como a falta de recursos para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de Física em escolas públicas. Diante disto, o objetivo deste estudo é apresentar as habilidades construídas pelos estudantes do ensino médio durante a elaboração de experimentos colaborativos nas aulas de Física em uma escola da Paraíba. As técnicas utilizadas para a coleta dos dados foram a observação participante e a gravação em áudio e vídeo dos diálogos durante a aplicação de oficinas para a construção de protótipos usando materiais de baixo custo. Para a constituição dos resultados foi realizada uma análise interpretativa de trechos das falas dos participantes à luz da Teoria da Aprendizagem Colaborativa. Os principais resultados revelaram que, além do reaproveitamento de materiais eletroeletrônicos que seriam descartados no lixo, a montagem dos artefatos criou possibilidades em que os estudantes puderam criar hipóteses, fazer testes e encontrar soluções para os problemas que foram aparecendo durante o desenvolvimento dos experimentos. Além disso, a valorização do trabalho em equipe, o reconhecimento de que se pode aprender com os pares e a partir da superação dos erros e a legitimação da construção colaborativa do conhecimento de forma significativa foram habilidades que emergiram durante as aulas de Física.

Publicado
2024-04-27