USO DO SOFTWARE PHET SIMULATIONS NA MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA

Use of Phet Simulations software in academic monitoring as a tool for teaching physical chemistry

Palavras-chave: Estudo dos gases, Ensino de Física, Software educacional

Resumo

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), está cada vez mais difundido na educação. As TIC’s tem se demostrado uma ferramenta importante para o ensino. Nesse contexto, o presente estudo buscou avaliar o uso do software PhET Simulations para o ensino de Físico-Química, sobre o conteúdo de estudo dos gases, na monitoria acadêmica no semestre 2023.1, no curso de Licenciatura em Química, no Polo UECE/UAB de Campos Sales. No estudo 20 estudantes passaram por 4 etapas, compostas por pré-teste, aulas com e sem uso do PhET e 3 testes avaliativos, sendo analisados através de competências especificas. Com a análise dos resultados obtidos, foi perceptível o aumento da taxa de acertos antes e após o uso do software na monitoria, chegando a taxa de 100% de acerto para algumas questões. Sendo assim, foi possível relatar que software auxilia na aprendizagem de estudo dos gases, podendo ser utilizado para outros conteúdos dentro da Físico-Química e no ensino de Física na Educação Básica.

Publicado
2024-04-28