ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: UM OLHAR PARA O LIXO NA NOOSFERA CAMPEIRA

Interdisciplinary island of rationality: a look at the garbage in the noosfera campeira

  • Adriana Cachutski Tramontin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sanny Carla Duarte Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Awdry Feisser Miquelin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danislei Bertoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Cidadania, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade,, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de prática docente e analisar as contribuições da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade como proposta metodológica para a prática docente em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, com vista a formação de cidadãos críticos e atuantes na transformação da realidade socioambiental. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Carambeí/PR. Projetos dessa natureza permitem ao estudante o acréscimo de mais autonomia. Portanto, o contexto de descarte incorreto/inadequado do lixo doméstico no meio rural permitiu um estudo interdisciplinar sobre a realidade socioambiental e os resultados evidenciaram que houve um impacto positivo, pois tanto a comunidade, quanto a escola envolveram-se no processo, além de contribuir para a construção da autonomia dos estudantes para uma formação cientifica e tecnológica.

Publicado
2019-04-03